
E quem diria que o Nordeste brasileiro tem dado um verdadeiro show no que se refere a festas góticas, encontros, fanzines e bandas!
Infelizmente as atividades estão suspensas devido à pandemia, e seus memoráveis encontros já deixam saudades entre os góticos que fortalecem um projeto de grande representatividade para o local.
Saiba mais sobre esse projeto aqui em nossa COLUNA DARK!
A Underdark Produções é uma produtora de eventos voltada para o público underground de Fortaleza que surgiu oficialmente em meados de 2018. Tendo, inicialmente, como membros os organizadores Léo de Oliveira, Felipe Araújo e Thaís Silva, a equipe foi responsável pela realização dos eventos “Gotham”, “Distopia” e “Rasga Mortalha”, todos voltados para o público da Cena Gótica de Fortaleza.
As suas atividades começaram no fim do ano de 2016. Diego Camelo, cineasta, deu a ideia inicial de se promover um evento de bandas góticas, tendo vista que, na época, os principais produtores da cena estavam parando suas atividades. Léo de Oliveira deu ação à ideia e, após meses de pesquisa em casas de show e com os frequentadores de eventos alternativos da cidade de Fortaleza/CE, surgiu a iniciativa de se criar uma produtora de eventos. Thaís Silva e Flávio Araújo foram convocados para participar. Thaís já fazia eventos e Flávio trabalhava com produção de audiovisual.
Surge a “Tríade Produções”, com Léo de Oliveira, Thaís Silva e Flávio Araújo, cujo primeiro evento, em março 2017, foi o GOTHAM. Um evento voltado para as diversas artes. Trabalhando na linha da música pós-punk e darkwave, o movimento trouxe shows de música, apresentações de teatro, discotecagem, poesias em zines, exibição de curtas metragens, mostras de dança e galeria com fotografias e pinturas.
Após seu primeiro evento, Flávio deixa a produtora e o DJ e psicólogo Felipe Araújo assume importantes ações no contexto do grupo.
No mesmo ano, no mês de outubro, o evento “GOTHAM – O Despertar das Bruxas” trouxe a mesma variedade de artes ao cenário fortalezense com o acréscimo de uma temática que contribuísse para o público trabalhar fantasias e maquiagens na proposta do evento.
Juju Weyne
Em 2018, o nome “Tríade Produções” já não cabia mais na produtora. Com vários membros que ajudavam esse movimento de maneira colaborativa, decidimos mudar para o nome oficial da produtora: “Underdark Produções”.
Nesse ano, fora o nosso já conceituado evento GOTHAM, outros eventos foram sendo criados para a movimentação da subcultura gótica. Em formatos diferentes, mas todos na linha alternativa do conceito gótico. São eles:
DISTOPIA: Discotecagem com foco nas músicas dos estilos EBM e Cyber Goth.
FESTA DE LOS MUERTOS: Evento temático inspirado na grande festa mexicana.
BATCOVIL: Discotecagem com foco nos clássicos góticos e nas bandas representantes da boate londrina BATCAVE
SARAU DOS MALDITOS: Reunião de artistas e apreciadores da poesia ultraromântica, realista e simbolista. Ocorre microfone aberto para declamação de poesias, dança, música instrumental, galeria e palestras sobre arte.
Em 2019 outros eventos foram criados. E os membros da produtora também mudaram. Felipe Araújo foi continuar seus estudos acadêmicos em Portugal, e o DJ e Modelo, Bruno Abreu ocupa a vaga. Thaís Silva também se desliga da produtora, e Juliana Weyne, atriz e cantora, compõe a equipe. Tendo em vista o número de eventos aumentando, o grupo também aumenta seu número de participantes. Elias Aquino, artista plástico e artesão, é o novo membro da equipe. Ficando assim quatro membros na Underdark Produções: Léo, Juliana, Bruno e Elias. Juntos, criaram os novos eventos para 2019:
CINE TREVAS: Exibição de curta-metragens de terror de produção local.
CREEP SHOW: Evento de bandas autorais góticas.
GALERIA SOMBRIA: Temporada de exibição de desenhos, fotografias e pinturas obscuras.
TABLADO MACABRO: Festival de teatro e danças sombrias.
A Underdark Produções também trabalhou em parceria com outros eventos: TENEBRE (2018), ajudando com a distribuição de fanzines e CARNAVAL DA CAVEIRA CANSADA (2019, Negativa Produções) com discotecagem e divulgação.
Outra ação recente da Underdark Produções é a Revista de arte obscura “Ossuário”. De maneira colaborativa, os textos da revista abordam resenhas de diversas artes, contos, poesia, artes visuais e entrevistas a artistas da cena gótica.
Assim, a Underdark Produções produz eventos para todos os meses do ano. Às vezes, até mesmo dois por mês e o público pode variar de 30 a 200 pessoas, dependendo da atração e do formato do evento em questão. Como resultado, percebe-se nitidamente o aumento dos apreciadores da arte gótica e reconhecimento da produtora através das mídias sociais. O contato com outras produtoras e o público de outros estados também têm aumentado progressivamente. Inclusive de fora do Brasil, como Portugal e Estados Unidos.
OBJETIVOS
A Underdark Produções é um grupo que se propõe a difundir a arte gótica, em suas diversas linguagens, na cidade de Fortaleza/CE, através de eventos artísticos e materiais gráficos impressos, dando oportunidade aos artistas locais de apresentarem os seus trabalhos, não só ao público que consome esse tipo de arte, mas também na tentativa de formar plateia a partir da comunidade.
Também são objetivos da produtora:
- Proporcionar à comunidade a possibilidade de acesso a uma boa programação cultural;
- Prestar ao público o acesso a uma diversidade maior de linguagens artísticas;
- Estimular a criatividade e promover o encontro de artistas;
- Abrir espaço para o desenvolvimento de novos trabalhos em diversas linguagens artísticas;
- Abrir espaço para a revelação de novos talentos – sejam atores, escritores, músicos, artistas plásticos, entre outros;
- Consolidar o trabalho de grupos e artistas já consagrados.
Instagram:
@underdarkproducoes
Entre em contato com o projeto:
Compartilhar: